Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Vida PrŠtica - FinanÁas

Casa própria

Como utilizar o FGTS para a compra da casa própria

Mariana Damiano
Foto: Shutterstock
Na hora de realizar o sonho de adquirir o "lar, doce lar", uma das opções é contar com a ajuda do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS. Por isso, anote as regras! Para comprar a casa própria, o FGTS pode ser usado: “Na aquisição de um imóvel novo, usado, na construção em terreno próprio ou aquisição de terreno e construção; pagamento de parte da prestação; e amortização ou liquidação do saldo devedor”, afirma o diretor de Habitação da Caixa, Teotônio Rezende.

O imóvel precisa ser residencial, urbano e destinado à moradia própria. É necessário que a Caixa Econômica Federal o avalie em até R$ 500 mil na data da contratação, apresentar plenas condições de habitabilidade, não ter sido objeto de uso do fundo por no mínimo três anos e estar devidamente matriculado no Cartório de Registro de Imóveis da sua região. A propriedade também deve estar na cidade da sua ocupação principal ou em município limítrofe e, ainda assim, provando que já reside ali por pelo menos um ano. E não para por aí!

O comprador precisa comprovar tempo de trabalho mínimo de três anos e não ser proprietário de nenhum outro imóvel. Mas a parte boa é que o valor pode ser usado tanto como parte do pagamento ou integral, seja por meio de financiamento bancário, compra à vista ou consórcio imobiliário. “A inocorrência em qualquer dessas condições impedirá o uso dos recursos da conta vinculada do FGTS”, completa Rezende. Por isso, atenção para não perder esse belo empurrão!
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.