Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Saúde e Bem Estar

Verão com saúde

Não queremos jogar areia nas suas férias, mas piscina e praia podem trazer doenças que estragam sua folga

Livia Valim
Foto: Shutterstock
A dupla calor e passeio é uma delícia, mas também é a principal causa do aumento de doenças dermatológicas no verão. A alta temperatura favorece a proliferação de bactérias, enquanto os ambientes externos nos fazem entrar em contato com micro-organismos que não estão presentes no nosso dia a dia. A dermatologista Pietra Martini, da Clínica Priméra, em Campinas (SP), ensina a se proteger durante os melhores momentos do verão.

*Cloro da piscina – resseca e irrita a pele. Pessoas com predisposição a alergias podem sofrer com ele e, nesse caso, devem ficar longe do sol até a cura. Para evitar o problema, após cada mergulho, tome uma ducha de água doce.

*Água do mar – causa doenças se estiver contaminada. Afora isso, o entra e sai do mar acelera a proliferação de fungos que provocam micoses e problemas ginecológicos. Uma saída é levar um biquíni a mais para trocar depois de entrar no mar, para não ficar com ele úmido.

*Areia – apesar da proibição em algumas cidades, muitos donos ainda levam seus bichinhos para passear na areia e se refrescar no mar. É lindo de ver, mas fezes e urina de gato e cachorro podem causar o bicho geográfico, que faz formar bolinhas e dá muita coceira. Não ande pela praia sem chinelos e nunca sente diretamente na areia.
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.