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Sa˙de e Bem Estar

Vamos dançar

Escolha uma atividade física que mais parece brincadeira. Descubra qual aula de dança combina com você

Cáren Nakashima
Foto: Shutterstock
*WACKING RUNNER

Para quem gosta de... se sentir uma diva pop, como a Madonna no clipe Vogue.

Como é: a nova modalidade é uma dança repleta de gestos e movimentos complexos. “Eletrizante, incorpora uma série de poses, com mãos, braços e caminhadas. Em uma aula especial, as mulheres podem dançar de salto agulha e os homens, de chapéu”, descreve Álvaro Júnior, coordenador técnico e professor da Runner Paulista,em São Paulo (SP). Combina ainda passos ousados, agachamentos e saltos. As coreografias resultam em um espetáculo lindo de se ver.

Trabalha bastante: braços e pernas.

Desenvolve na mulher: charme e sensualidade. Segundo Álvaro, a aula simula um desfile coreografado.

Quantas calorias derrete: 500 por hora.

Onde: rede Runner.

*DANÇATERAPIA TEATRAL

Para quem gosta de... sacolejar o esqueleto, ao som de qualquer ritmo.

Como é: o programa 3 em 1 une intensa queima de calorias, diversão e preparação para encarar diversos ritmos. “Nessa época do ano, as aulas de dançaterapia teatral enfatizam o samba. Modalidade que auxilia na queima de gordura e, ao mesmo tempo, no fortalecimento muscular”, descreveMarco Antonio Ferreira, fisiologista e coordenador técnico da Academia da Praia, no Rio de Janeiro (RJ). A aula promove grande gasto calórico, estimula o bem-estar e a melhora da autoestima.

Trabalha bastante: pernas e glúteos. SegundoMarco Antonio, o bumbum fica mais firme.

Desenvolve na mulher: bem-estar total.

Quantas calorias derrete: 500 por hora.

Onde: Academia da Praia, no Rio de Janeiro (RJ).

*TOP RITMOS

Para quem gosta de... saber todas as coreografias da moda, do pop ao sertanejo.

Como é: uma aula de 60 minutos que mistura todos os ritmos musicais que estão fervendo nas festas e nas pistas de dança, como o hit coreano Gangnam Style. “Com músicas variadas coreografadas, sem intervalo, desenvolve o potencial cardiovascular de quem pratica”, conta Carlos Eduardo Montenegro Prado, instrutor da Top One Club, de Florianópolis (SC). De acordo com o profissional, a dança diminui os níveis de estresse ao mesmo tempo que oferece alta queima calórica. “Quanto mais você dança, mais diminui as preocupações, mais queima calorias e emagrece, elevando a autoestima, o que mais aumenta a vontade de dançar”, completa.

Trabalha bastante: o corpo todo.

Desenvolve na mulher: a coordenação motora, o equilíbrio e o bem-estar geral. “O melhor benefício da dança é, sem dúvida, a diversão”, diz Carlos.

Quantas calorias derrete: 400 por hora.

Onde: Top One Club, em Florianópolis (SC).

*BALLET FITNESS

Para quem gosta de... graciosidade e leveza e ama as coreografias delicadas do balé.

Como é: mescla técnicas de balé, exercícios posturais e pilates, trabalhando o fortalecimento muscular e o realinhamento postural unidos ao prazer da dança. As consequências são mais ritmo, equilíbrio, coordenação e melhora do condicionamento geral. A aula conta com exercícios na barra, no solo, diagonais e coreografias. “Faz bem para corpo, mente e espírito e melhora a saúde em geral”, fala Alexandra Trentini, coordenadora de ginástica da Reebok Sports Club,em São Paulo (SP).

Trabalha bastante: abdome, glúteos e pernas.

Desenvolve na mulher: a autoestima, a concentração, a espontaneidade e ajuda na sociabilidade.

Quantas calorias derrete: 400 por hora.

Onde: rede Reebok Sports Club.

*ZUMBA

Para quem gosta de...sensualizar ao som de ritmos latinos.

Como é: mistura treinamento de resistência com ritmos latinos, como salsa, cúmbia e merengue, além de uma pitada de funk e hip hop. “A aula de zumba combina energia com músicas motivantes. De fácil aprendizado, é uma festa para quem participa”, explica Nilsa Rufi na da Silva, professora de zumba da Cia. Athletica de Belo Horizonte (MG). Tonificação dos músculos, melhora da postura e do equilíbrio, aumento da fl exibilidade e redução do estresse são alguns dos benefícios da prática.

Trabalha bastante: o corpo todo. Mas, de acordo com Nilsa, os movimentos da zumba requerem muito controle do dorso (abdome e costas), por isso afi na a região.

Desenvolve na mulher: a disposição, a sociabilidade e o controle corporal.

Quantas calorias derrete: 500 por hora.

Onde: rede Cia. Athletica.

*WALKING DANCE

Para quem gosta de... desafiar os próprios limites e sair da mesmice.

Como é: uma aula de dança em cima da esteira. A atividade aprimora o condicionamento físico, o equilíbrio, a coordenação motora e, claro, promove emagrecimento com saúde, de um jeito divertido. As músicas selecionadas variam de acordo com a classe e podem ir de bossa nova a hip hop. “É um jeito de deixar a caminhada lúdica e intensifi car seus benefícios”, diz Eliane Toledo, professora da modalidade. Bem acessível, qualquer mulher pode fazer. Além do mais, pode ser uma forma segura de transição da caminhada para a corrida, pois proporciona impacto intermediário.

Trabalha bastante: pernas, glúteos e abdome. E também melhora bastante a flexibilidade.

Desenvolve na mulher: musicalidade, expressão corporal e sensualidade.

Quantas calorias derrete: 600 em 45 minutos.

Onde: rede Body Tech.

*ADIDAS DANCE

Para quem gosta de... imitar as performances eletrizantes das popstars nos palcos e nos videoclipes.

Como é: a embaixadora global da modalidade Marta Formoso, professora de dança, trabalhou com os coreógrafos RJ Durell e Nick Flores, da equipe de Katy Perry, para construir uma aula que mistura elementos de dança, hip hop, condicionamento físico e ginástica. A modalidade faz parte de um programa de aulas criado pela marca Adidas, que está presente em diversos países. “É uma atividade aeróbica extremamente divertida que faz o tempo passar rápido. As alunas esquecem todos os problemas do cotidiano, praticam exercício e ainda se divertem”, conta Silvio Rodrigues, professor e embaixador da aula no Brasil.

Trabalha bastante: pernas e braços. Como os movimentos exigem equilíbrio, trabalham a região abdominal.

Desenvolve na mulher: os músculos ficam tonificados e o condicionamento físico melhora muito. “Além disso, há os benefícios psicológicos, como elevação da autoestima e alívio do estresse”, diz Silvio.

Quantas calorias derrete: 400 por hora.

Onde: Competition.

*SAMBA

Para quem gosta de... fingir que é rainha da bateria no carnaval.

Como é: as passistas da escola de samba Rosas de Ouro, de São Paulo (SP), colocam para sambar quem tem fôlego, diposição e alegria. “As passistas ensinam truques e dicas para requebrar o quadril e dançar a noite toda, sem perder o molejo”, avisa Isaias Leme, professor da rede Bio Ritmo. “A aula é democrática e para entrar na dança é só deixar o corpo embalar-se com a música. É uma atividade cujo principal objetivo é se divertir e, de quebra, você elimina calorias e tonifica o corpo todo sem perceber”, completa.

Trabalha bastante: abdome, pernas, sobretudo panturrilha e coxas, e glúteos. Porém, como também é uma atividade aeróbica, a aula melhora o condicionamento físico.

Desenvolve na mulher: sensualidade, molejo, carisma e sociabilidade – tchau, timidez! Além da coordenação motora, é claro.

Quantas calorias derrete: entre 400 e 800 por hora.

Onde: Bio Ritmo.

 
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