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Sa˙de e Bem Estar

Bom sono

Uma boa noite de sono faz bem à saúde, mas será que emagrece?

Bianca Iaconelli
Foto: Shutterstock
Eis uma questão que toda mulher adoraria acreditar! Uma pesquisa realizada pela Roehampton University, na Inglaterra, examinou mais de mil homens e mulheres e chegou a uma conclusão bastante curiosa: quem acorda cedo, até sete horas da manhã, é mais magro e feliz.

“Esse estudo tem fundamento e existe um horário melhor para dormirmos, sim. O ser humano foi programado para dormir à noite e isso tem muito a ver com os nossos hormônios. A falta de luz e o declínio da temperatura, por exemplo, induzem a produção de melatonina, que é o hormônio que nos ajuda a relaxar”, explica Lia Rita Azeredo Bittencourt, especialista em Medicina do Sono e coordenadora do Instituto do Sono em São Paulo.

Outro hormônio tipicamente relacionado ao sono é a lectina, que ajuda na saciedade. Quem não dorme bem tem dificuldade na sua secreção, logo, pode comer mais e engordar com facilidade em longo prazo. Um dado muito importante para quem quer manter a forma!

Já que dormir é tão importante para a saúde, vale destacar que todos nós temos fases de sono, desde o momento que fechamos os olhos até abrirmos horas depois. São quatro delas:

>Fase 1: Relaxamento - É uma fase de transição entre a vigília e o sono. Equivale a 10% da noite.

>Fase 2: Início do Sono - Aqui ocorre o sono de conexão, quando diminui a sua temperatura corporal, assim como os ritmos cardíacos e respiratórios. Equivale a 45% da noite.

>Fase 3: Sono de Ondas Lentas - Nesse momento, há liberação do hormônio do crescimento, a pressão arterial cai e o organismo relaxa. Equivale a 20% da noite.

>Fase 4: REM - Momento em que o sono é profundo e quando ocorrem os sonhos. Equivale a 25% da noite.

No caso dos atrasos de fase, a pessoa tem dificuldade de iniciar o primeiro estágio por conta da insônia e, como consequência, demora para chegar na fase REM, atrapalhando todos os horários e porcentagens de sono.
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