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Nutrição

Resoluções de ano-novo

Confira dicas para uma alimentação mais saudável

Shâmia Salem
Foto: Shutterstock
Se em 2013 está nos seus planos riscar da sua dieta alguns alimentos, por causa da saúde ou da balança, coloque em prática as dicas da nutricionista Kelly Diaz, de São Paulo (SP):

*Gordura. Substitua a frigideira pelo forno ou grelha na hora de preparar linguiça, nugget e hambúrguer; troque a maionese pelo requeijão light, os queijos amarelos pelos brancos e as bolachas recheadas pelas simples. Como incentivo, vale lembrar que em cada grama de gordura tem nove calorias.

*Refrigerante. Se você é daquelas que “precisam” de algo doce, escolha água de coco, chá gelado ou suco de caixinha light. Em último caso, limite o consumo da bebida gasosa a três copos por semana. Em pouco tempo, vai perceber que a celulite e a barriga diminuíram e que o intestino está funcionando bem melhor.

*Carne vermelha. O primeiro passo é não fazer dela o prato principal da refeição, mas um complemento, como no escondidinho de batata, no quibe assado ou no tomate recheado. Procure também consumir outras fontes de proteína, caso de peixe, quinoa, soja, ovo e frango, e dar preferência aos cortes magros, como filé-mignon, patinho e lagarto.

*Chocolate. Não é preciso riscá-lo do mapa, afinal, está provado que 30 g por dia do meio amargo ou com 70% de cacau estimulam a produção de serotonina e combatem os radicais livres. Só para saber, essa quantidade equivale a um tablete pequeno, dois quadradinhos de uma barra grande ou um bombom.
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