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Nutrição

Compra ideal

O ponteiro da balança determina o que colocamos no carrinho do supermercado. Mas essas escolhas são saudáveis?

Shâmia Salem
Foto: Shutterstock
Um estudo divulgado em Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que 31% dos consumidores escolhem alimentos saudáveis apenas quando querem manter o peso e 30% só quando precisam emagrecer. Se você faz parte de um dos grupos, confira a relação de itens que não podem faltar na sua lista, segundo a nutricionista funcional Noadia Lobão, do Rio de Janeiro (RJ):

*Para perder peso, não deixe de comprar

- Óleo de oliva extravirgem: torna a digestão mais lenta, por isso a fome demora a aparecer.

- Amêndoas: fonte de gordura insaturada, as sementes garantem saciedade sem prejudicar a saúde do coração.

- Pimenta e gengibre: como ambos têm ação termogênica, quando digeridos aumentam o metabolismo, a temperatura corporal e, consequentemente, a queima calórica.

- Alho: contém alicina, que ajuda a reduzir a compulsão alimentar.

- Tomate: possui licopeno, um antioxidante que, entre outras ações, contribui para o emagrecimento.

- Peixes, como sardinha e salmão: ricos em ômega 3, auxiliam na manutenção da massa muscular e na absorção dos nutrientes.

*Se quiser manter o peso, leve para casa

- Maçã: tem pouca caloria e é fonte de fibra, que ocupa espaço no estômago reduzindo o apetite.

- Nozes: conta com o trio antifome – _ bras, proteína

e gordura insaturada.

- Ovo caipira: oferece proteína de alto valor biológico, que contribui para a manutenção da musculatura.

- Suco de uva 100% natural e sem adição de açúcar: é fonte de resveratrol, um antioxidante poderosíssimo que ajuda a manter o peso.

- Arroz integral: é um alimento extremamente rico em fibras, óleos, proteínas, minerais e vitaminas A, B1,

- B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e compostos antioxidantes, indicado para quem não quer ganhar nem perder peso.

- Quinoa: excelente fonte de proteína de alto valor biológico, necessária para a formação da massa muscular.
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