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NutriÁ„o

Beleza no prato

Nutricionista indica alimentação ideal para cuidar da beleza

Redação A
Foto: Stock.XCHNG
Fazer uma boa alimentação pode ajudar a ter cabelos sedosos e brilhantes, pele macia e hidratada, unhas fortalecidas, um corpo harmônico e peso ideal. Segundo a especialista em Nutrição Clínica Funcional, Flávia Ferazzo Figueirêdo, de Goiânia, um passo importante para atingir este objetivo é ter uma alimentação equilibrada e balanceada para nutrir corretamente o organismo. “Muitas pessoas focam nas calorias consumidas e não no valor nutricional dos alimentos como uma tentativa de manter o peso ideal. Em muitos casos, isso acaba resultando em uma maior queda de fios, unhas fracas, mais acne, ou seja, o terror de qualquer pessoa que busca estar em equilíbrio e de bem com o espelho”, afirma a nutricionista.

Com um pouco de empenho e disciplina, qualquer pessoa consegue ter uma alimentação balanceada e equilibrada. “Além de uma alimentação saudável, é importante praticar exercícios físicos regulares que serão essenciais dar mais pique para o dia a dia e ajudar a reduzir as gordurinhas, deixando cabelos e unhas bem nutridos”, ressalta Flávia.

Dicas da nutricionista

Aqui listamos alguns nutrientes importantes para ajudar o organismo a ficar em equilíbrio. “Vale destacar que cada indivíduo deve ter um plano alimentar individualizado respeitando as suas necessidades e limitações”, avisa a profissional.

UNHAS

Fracas: Ferro, cálcio, zinco e ácido linoléico.

Manchas Brancas: Magnésio, silício e ferro.

Amareladas: Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes.

Alimentos Indicados: Castanha do Pará, amendoas, nozes, aveia, cevada, vegetais verde escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes.

CABELOS

Queda e opacidade: Proteínas, biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantotênico, magnésio e ferro.

Alimentos Indicados: Gema de ovo, aveia, cevada, salsa, carnes vermelhas, peixes, aves e leguminosas.

PELE

Acne: Zinco, vitamina C, vitamina A e E.

Alimentos Indicados: Cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes, peixes, aves e gérmen de trigo.

Manchas: Distúrbios hormonais, vitamina A, C e E.

Alimentos Indicados: Soja e derivados, hortaliças verde escuras, frutas cítricas vegetais amareladas e óleos vegetais.

Flacidez Cutânea: Alto consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e açúcares, deficiências de vitaminas e minerais antioxidantes

Alimentos Indicados: Arroz integral, pães integrais, massas integrais, abacate, abóbora e frutas vermelhas.

Pele Seca: Vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos e vitamina B2.

Alimentos Indicados: Soja, amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanha do Pará, linhaça, laranja, morango, limão e acerola.

Celulite: Iodo, selênio, ômega 3, vitamina C, isoflavonas e clorofila. Disfunções hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e má hidratação

Alimentos Indicados: Azeite de oliva, algas marinhas, castanha do Pará, soja, aveia, peixes de água fria, frutas cítricas e água

Olheiras: Alergias, disbiose e problemas circulatórios

Alimentos Indicados: Folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos, Coenzima Q-10, óleo de peixe, vitamina E, chá verde, própolis, suco de uva e semente de linhaça.

**Fonte: Flávia Ferazzo Figueirêdo é nutricionista graduada pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Nutrição Clínica Funcional, participa do Grupo Longevidade Saudável (Nutrição na Modulação Hormonal Bioidêntica – Anti-aging). www.nutricaoelongevidade.com.br

 
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