Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Notícias

Café no mundo

Veja como o café é consumido em alguns lugares do mundo

Redação A
Foto: Stock.Xchng
O café é uma das bebidas mais populares do planeta e em cada país há diferentes formas de consumo, que podem pegar de surpresa alguns paladares. Segundo Bianca Bader, coordenadora de marketing da Starbucks Brasil, cada continente tem o seu acompanhamento para a bebida.

Na América Latina, o café costuma harmonizar bem com nozes, caramelo e chocolate. Já na África, com alimentos à base de laranja, limão, frutos silvestres e blueberry. E na Ásia, com alimentos salgados com queijos ou amanteigados, maçãs, peras e especiarias como a canela.

“O princípio de toda harmonização é que ela pode ocorrer por similaridade, com ingredientes de características parecidas, para equilibrar ou intensificar um sabor, ou por contraste, em que irá destacar ou equilibrar sabores mais intensos, e criar uma terceira experiência sensorial”, explica Cleia Junqueira, coordenadora do Sindicato da Indústria de Café no Estado de São Paulo.

Algumas combinações pelo mundo:

- Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch".

- Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada.

- Cuba: o café é consumido forte e adoçado, e em um só gole.

- França: em alguns lugares há a combinação do café com chicória.

- Itália: a preferência é pelo café expresso servido em xícaras pequenas.

- Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces.

- Alemanha: em algumas regiões é servido com leite condensado ou chantilly.

- Portugal: os portugueses tomam o expresso como nós. Más lá ele é chamado de bica.

- África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardamomo, alho ou gengibre.

- Bélgica: é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara e derretido ao entrar em contato com o líquido.

- Áustria: pode-se beber o produto misturado com figos secos. Há ainda a tradição de oferecer bolos e doces para acompanhar o café com chantilly.

- México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.

 

Fonte: Coffee Break
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.