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Culinária

Tabule com quinoa

Esta saladinha tradicional árabe já é uma delícia. Nesta nova versão de tabule, incluí a quinoa para surpreender quem pensa que para ser gostoso o prato não pode ser poderoso nutricionalmente

Ana Maria Braga
Produção: Daniela Meira / Foto: Adriana Lorete
Neste mês escolhi o tabule de quinoa, que combina com as temperaturas gostosas da primavera. Ela é uma ótima pedida como acompanhamento ou como uma refeição leve para matar aquela fome de noite. Escolha o trigo em grãos, que é rico em fibras, para fazer par com a nutritiva quinoa. Fica colorida, refrescante e leve, como a vida deve ser!

Ingredientes

1/3 de xícara (chá) de suco de laranja

1 xícara (chá) de azeite

Sal a gosto

100 g de salame fatiado e cortado em cubinhos

200 g de quinoa (cozida por 20 minutos em água e depois escorrida)

Hortelã picada a gosto

10 tomates-cereja cortados em 4 partes

200 g de ricota em cubos de 0,5 cm

1/2 pepino, sem casca e sem sementes, cortado em cubos de 0,5 cm

150 g de trigo em grãos inteiros (cozidos por 35 minutos em água e escorridos)

Modo de preparo

*Em uma tigela, coloque o suco de laranja e, com um fuet, vá batendo enquanto despeja em fio o azeite até que fique homogêneo e mais encorpado. Tempere com sal a gosto e reserve. (foto 1)

*Em um outro recipiente, misture o salame, a quinoa, a hortelã, os cubos dos tomates-cereja, da ricota e do pepino e os grãos de trigo.

*Transfira a salada para uma saladeira e, apenas na hora de servir, despeje o molho de laranja com azeite sobre ela.

Dicas:

*É bom tirar as sementes do pepino para que não forme “água” no fundo da saladeira e interfira no sabor e apresentação final do prato. *Tempere qualquer salada apenas no momento de servir para que não murche.

*Deixe sempre a salada pronta por pelo menos 1 hora na geladeira para ficar fresca, crocante e geladinha na hora de servir.

 
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