Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Culinária

Massa de pizza

Confira dicas para preparar uma boa massa pizza

Ana Maria Braga
Foto: Stock.Xchng
Ingredientes

10 g de fermento biológico seco

330 ml de água (11/3 de xícara de chá)

2 colheres (sopa) de azeite

500 g de farinha de trigo

1 pitada de sal

Modo de preparo

*Em uma tigela grande, dissolva o fermento na água e deixe descansar por cinco minutos. Junte o azeite, a farinha de trigo e o sal e vá misturando com as mãos até ficar uma massa lisa e elástica.

*Deixe a massa descansar por 20 minutos, em ambiente sem corrente de ar, coberta com filme plástico. O descanso da massa é importante para que o glúten se desenvolva.

*Para pizza com massa grossa – divida essa massa em 3 pedaços iguais. Para pizza com massa média – divida essa massa em 5 pedaços iguais. Para pizza com massa fina – divida essa massa em 7 pedaços iguais

*Forme uma bola com cada pedaço e deixe descansar por mais 30 minutos. Em seguida, faça os discos (com 30 cm de diâmetro), esticando-os de dentro para fora, com um rolo, em uma superfície enfarinhada.

*Coloque um disco na forma, passe uma camada de molho de tomate sobre ele, deixando um centímetro de borda sem molho. O molho de tomate é colocado no disco para pré-assar, evitando que se formem bolhas enquanto assa.

*Leve para pré-assar em forno alto (250 ºC) por cinco a dez minutos, dependendo da espessura do disco de pizza. Quando as bordas estiverem ligeiramente douradas, é hora de retirar do forno e colocar a cobertura que desejar.

*Volte ao forno por mais dez minutos a 180 ºC para derreter o queijo (se tiver colocado na cobertura) e dourar.

* Para pedra de assar pizza – deixe-a esquentando no forno por uns 40 minutos a 250 ºC. Em seguida, enfarinhe levemente a pedra para fi car mais fácil tirar a pizza depois de pronta e não se queimar.

*Assadeira de metal – prefira assar a pizza no fundo e no local mais baixo do forno.

*Forno a lenha – o procedimento para pré-assar e assar é o mesmo, mas o tempo de cada etapa é menor! Como normalmente não existe termostato nesse tipo de forno, é difícil ter precisão da temperatura interna dele.

 
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.