Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Culinária

Lentilha da sorte

Prepare a lentilha com um toque diferenciado

Daniela Meira
Foto: Adriana Lorete
O ideal é começar a preparar o prato por volta das 22h30 do dia 31 de dezembro. Aproveite esse momento para refletir sobre o seu ano e o que espera do novo ano. Como em um caldeirão da sorte, coloque seus desejos de felicidade enquanto a lentilha cozinha.

Ingredientes

250 ml de óleo

5 dentes de alho em lâminas

1 litro de água

250 g de lentilha verde seca (ou laranja)

50 g de bacon picado

1 cebola picada

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

*Em uma frigideira, coloque o óleo e o alho. Ligue o fogo baixo e vá mexendo, cuidando para que não queime. Quando começar a dourar, retire as lâminas com uma peneira imediatamente e deixe que esfriem. Reserve.

*Em uma panela, ferva a água e cozinhe a lentilha verde por 25 minutos (ou a laranja por oito minutos). Escorra a água e dê um choque térmico em uma tigela com água e gelo.

*Enquanto a lentilha esfria, doure, em uma frigideira, o bacon picado até soltar toda a gordura. Junte a cebola e mexa bem. *Coloque a lentilha escorrida e misture para incorporar os sabores. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa.

*Decore com o alho, a salsinha picada a gosto, regue azeite e sirva assim que brindar a entrada do ano-novo!

RECADO DA ANA: “Estes grãos, dourados ou verdes, sempre trazem sorte. Sejam feitos como sopa ou com menos caldo, o que importa é colocar em um prato, subir na cadeira, na árvore ou na mesa (!!!!!) — sempre em um lugar alto — e desejar tudo de bom no ano-novo. Dê sete garfadas!”
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.