Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Culinária

Dúvidas sobre chocolate

Perguntas e respostas sobre o doce mais amado pelo mundo

Da redação
Foto: Shutterstock
COM QUE BEBIDA O CHOCOLATE HARMONIZA?
Segundo o chef Flavio Federico essa questão é tão complexa que renderia um livro. Mas, para simplificar, dá uma dica: “chocolate tem muita gordura e precisa de uma porcentagem alta de álcool para limpar as papilas gustativas. Por isso, bebidas com teor mais elevado de álcool são as melhores”, revela. Experimente harmonizar com vinhos fortificados ou doces como sauternes, do Porto e Tokaj. “Também podemos harmonizar com cervejas mais fortes. Whisky, conhaque e outros destilados também vão bem”, completa. Mais um aviso: nada de exagerar na dose, ok?

POR QUE A MULHERADA AMA CHOCOLATE?
Segundo artigo publicado no jornal científico Physiology and Behavior (EUA), mais de 50% das mulheres que admitem compulsão por ele têm um aumento do desejo pelo doce em períodos em que sofre modificações de humor, desencadeados por alterações hormonais, como a do período perimenstrual (próximo ao sangramento). É como se o corpo já idenficasse o chocolate como uma fonte de prazer e clamasse por ele em momentos difíceis ou de desordem hormonal, de acordo com um dos autores do artigo, o pesquisador W. Michener.

O QUE É CHOCOLATE GOURMET?
Em seu livro “The Chocolate Connoisseur”, a degustadora profissional Chloé Doutre-Roussel diz que a maneira mais simples de dizer o que é um chocolate gourmet é dizer o que ele não é. “Você não consegue distinguir a baunilha, a doçura não domina, ele não tem gosto de torrado ou queimado demais e seu sabor também não é adstringente”, escreveu.

QUEM “INVENTOU” O CHOCOLATE?
Bem antes dos espanhóis colocarem os pés na América, os astecas já preparavam uma bebida com cacau, pimenta, especiarias e baunilha, chamada Xocoatl (de choco, amargo, e atl, água) que era sagrada para eles. Ao desembarcar na Europa, a bebida sofreu ajustes para ficar mais saborosa e transformar-se em alimento sólido. A adição de leite proposta por Henri Nestlé, no século 19 foi uma das revoluções mais significativas na sua história.
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.