Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Comportamento

Dia do Sim

Confira algumas curiosidades sobre a escolha do mês preferido para celebrar o casamento

Da redação
Foto: Shutterstock
Segundo dados do IBGE, setembro e dezembro são os períodos preferidos para casamentos no Brasil. A razão de dezembro ser o mês mais procurado é por conta do décimo terceiro e da possibilidade de emendar a lua-de-mel com as férias. Mas quer saber o motivo de maio ter a fama de ser o mês das noivas?

Parece que a prática de casar em maio nasceu na Idade Média, no hemisfério norte, onde a temporada é conhecida como a estação das flores. As festas pela chegada da primavera foram associados a uma celebração do amor e do casamento, relacionados a feminilidade. Então, noivas e – mães – ganharam um mês inteiro dedicado a elas. Além disso, no mesmo mês a Igreja Católica costumava comemorar a consagração de Maria, mãe de Jesus.

Há ainda outra explicação para a tradição. Durante a Idade Média, o primeiro banho do ano acontecia no início da primavera, que na França acontece em maio. Uma vez que tomavam banhos a partir de maio, as noivas preferiam se casar nessa época, pois estavam “perfumadas”. Curioso, não é?

*Outras curiosidades*

- Na Inglaterra, junho é considerado o mês ideal por seguir uma tradição da Antiguidade, quando os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos.

- Na América do Norte, os americanos preferem dizer "sim" em fevereiro, para celebrar a união perto do Dia dos Namorados, o Valentine’s Day, comemorado em 14 de fevereiro.
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.