Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Casa - Pet

Miau!

Gatos podem expressar satisfação e fome pelo ronronar

Redação A
Foto: Stock.Xchng
O gato possui muitas manias, entre elas o ronronar, uma das causas de maior curiosidade entre os donos dos bichanos. Muitos não sabem ao certo o significado desse ato e se isso pode ser o sinal de algum problema de saúde.

A veterinária Bianca Ricci Borba, responsável pelo serviço de medicina felina do Hospital Veterinário Batel, explica que a ação está diretamente ligada à laringe dos felinos que é estimulada pelo sistema nervoso central e, por isso, não há motivos para preocupação. “O ruído acontece quando o animal respira. Mas muitas pessoas ainda acreditam que o ruído pode ser a manifestação de algum tipo de doença como a asma ou bronquite, o que não tem nenhuma relação com o ronronar”, diz.

De acordo com a veterinária, esta também pode ser uma forma de expressar o que estão sentindo. “O felino pode ronronar quando quer demonstrar suas mais variadas sensações: desde prazer e satisfação, até fome ou dor”, comenta.

A emissão do som também serve para estreitar as relações familiares dos bichinhos, que procuram acalmar e fazer com que seus filhotes adormeçam. “É um processo normal do corpo dos felinos. Assim como o miado, o ronronar é uma forma que eles usam para mostrar como estão se sentido naquele momento ou chamar a atenção”, esclarece Bianca.

Com relação à intensidade e frequência do comportamento, a médica afirma que isso vai depender da idade do animal. “Cada gato possui uma forma peculiar de ronronar, podendo variar na sua fase de vida: se é filhote ou adulto”, completa.

Fonte: Hospital Veterinário Batel
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.