Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Casa - Pet

Castração, já!

A veterinária Keila Regina de Godoy esclarece dúvidas sobre castração

Annamaria Aglio
Foto: Shutterstock
Existe contraindicação para a cirurgia?

A castração é um procedimento cirúrgico que exige anestesia geral. O risco x benefício em relação ao procedimento devem ser cuidadosamente avaliados nos casos de animais portadores de algum problema grave de saúde. A condição física do animal (se está magro demais, peso ideal, sobrepeso ou obeso) também deve ser levada em conta. 

Quais os cuidados ANTES de castrar o animal?

Em primeiro lugar deve-se procurar um médico veterinário de confiança e verificar a estrutura física das instalações onde será realizado o procedimento: sala de cirurgia, anestesista etc. Também é essencial submeter o cão ou gato a uma avaliação geral por meio de exame físico e laboratorial. Isto é fundamental para diagnosticar possível predisposição a complicações cirúrgicas ou anestésicas.

E como deve ser o PÓS-OPERATÓRIO?

É importante seguir rigorosamente as recomendações do médico veterinário quanto ao repouso, ao uso de medicamentos, curativos e estratégias para evitar que o animal remova os pontos (por exemplo, o uso do colar Elizabetano ou de roupas pós-cirúrgicas). Logo após o período de recuperação clínica deve-se alterar a alimentação. Este cuidado visa o controle do ganho de peso excessivo  e, no caso dos felinos, a prevenção de cálculos urinários e o controle das bolas de pelos, problemas mais incidentes nos gatos castrados.

Como evitar que o animal engorde demais? 

No caso dos cães, é preciso estimular a atividade física para queima calórica (saiba que o metabolismo fica mais lento e eles têm maior dificuldade para se sentirem saciados) e riscar do menu petiscos e outras guloseimas. Quanto aos gatos, deve-se controlar a oferta diária de alimento, uma vez que é comum deixar o alimento o dia todo à disposição deles.

 
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.