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Beleza

Treino controlado

Dicas para o gato ganhar um corpo sarado

Annamaria Aglio
Foto: Shutterstock
Para detonar a gordura e criar músculos, dá-lhe exercícios aeróbicos, musculação e dieta controlada! Tem que malhar regularmente e vale incluir cuidados estéticos. Antes de começar a treinar é importante fazer um check-up para ver como anda a saúde e ter liberação médica. Escolher um ambiente (academia, clube ou parque) e um horário sob medida para a sua rotina ajuda a manter o treino. São indicados 40 minutos, três vezes por semana de aeróbicos e três de musculação. "Se possível não ao mesmo tempo. Faça um à noite e outro pela manhã", ensina a personal trainer Vivian Fonseca, da clínica Dr. Alan Landecker (SP).

A musculação aumenta a massa muscular, acelera o metabolismo (queima ainda mais calorias) e enrijece. "Não pode faltar uma dieta equilibrada. Se comer errado, a pessoa não emagrecerá", destaca a nutricionista funcional Camila Borduqui (SP).

Na parte de tratamento estético, como há poucas linhas exclusivamente masculinas, os homens podem aplicar os mesmos produtos e procedimentos) usados pelas mulheres, como Manthus (ajuda a diluir a gordura e ativa o sistema linfático) e Carboxiterapia (promove queima de gordura e formação de colágeno). "Cremes para combater a gordura abdominal melhoram o aspecto da pele e a circulação periférica local. Devem ser espalhados antes da atividade física, sempre em sentido horário, favorecendo o funcionamento do intestino", aconselha a esteticista Elisabete Bubola, da Clínica Mandara (SP).

Cuidado na hora de malhar

Em alguns casos, há ainda o consumo de substâncias que prometem melhorar a performance durante os treinos, o que pede atenção. “A cafeína anidra, por exemplo, é uma forma de cafeína desidratada com poder acelerador de energia e de queima de calorias. Deve ter acompanhamento profissional, pois estimula o sistema nervoso central e o aumento temporário da pressão arterial e da frequência cardíaca. Também pode contrair os vasos sangüíneos, causando dores de cabeça, insônia, nervosismo e tontura”, finaliza a nutricionista funcional Camila Borduqui (SP).
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