Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Beleza

Dúvidas sobre cabelo

Dermatologista esclarece alguns dos mitos sobre os cuidados diários com os cabelos

Redação A
Foto: Divulgação
A Dra. Maria Fernanda Reis Gavazzoni, dermatologista do Pantene Institute no Brasil, esclarece alguns dos mitos sobre os cuidados com as madeixas. Na entrevista a seguir, a médica responde às dúvidas mais frequentes dos consumidores sobre o tema.

É verdade que todo xampu é igual e que tanto faz a sua formulação já que o importante é que limpe os cabelos?

Não é verdade. Além da limpeza do couro cabeludo, é importante pensar na saúde dos fios. Um xampu inadequado pode ocasionar em aumento da eletricidade estática e maior fragilidade capilar, efeito frizz, dificuldade de desembaraçar e maior tendência de quebra e de falta de brilho.

Qual a importância de usar um xampu e um condicionador de qualidade no tratamento diário?

Proporcionar higienização, aliada a manutenção e saúde dos fios. Produtos de boa marca são o resultado de muita pesquisa na área de tratamento capilar e as empresas sérias tem responsabilidade e compromisso com o resultado a ser atingido e com a saúde do seu usuário.

Um bom xampu e condicionador podem ter a capacidade de tratar os fios?

Sim, porque possuem agentes condicionantes adicionados na mesma fórmula a fim de proporcionar uma higienização que não agride a haste capilar.

Sendo assim, um xampu e condicionador de qualidade podem substituir um tratamento semanal?  

Em cabelos sem química e sem dano, sim. Cabelos danificados necessitam de hidratação semanal.

Em três meses de uso de um bom xampu e condicionador, qual o tipo de beneficio será possível perceber?

Melhora da resistência do fio, aumento da percepção do brilho, diminuição do efeito frizz e facilidade de desembaraçar o cabelo, mesmo seco.

É verdade que o cabelo acostuma com o xampu?  Qual a importância de usar o mesmo xampu e condicionador ao longo de meses?  

Não há problemas se não houver excessos de resíduos no produto escolhido. De fato, algumas substâncias usadas para hidratação capilar tornam os fios pesados porque tendem a se depositar entre as escamas da cutícula. A higiene diária do couro cabeludo feita com xampus adequados e de boa qualidade, aliado ao uso de condicionadores com agentes hidratantes que não se depositam ao longo do tempo, permite seu uso prolongado, sem problemas. 

Como escolher o xampu e condicionador certo para cada tipo de cabelo?

Para todas as pessoas, o uso de xampus e condicionadores a base de silicone proporciona uma lubrificação mais adequada, pois a ideia é que o silicone supra a falta dos lipídeos naturais dos fios danificados, formando um filme protetor ao longo da fibra capilar. O silicone diminui o atrito entre as fibras e facilita o pentear, além de possibilitar mais brilho e maciez. A diferença está no grau de oleosidade do couro cabeludo aliado às necessidades individuais de higienização diária ou não. Em geral, os produtos indicam na embalagem o tipo de cabelo para o qual se destinam. Para uma melhor orientação, uma consulta com o dermatologista pode ser necessária a fim de que se possa executar um melhor exame do couro cabeludo e da fibra capilar e a partir dai, indicar quais os produtos são mais adequados para cada pessoa.

É melhor usar xampu sem sal? Como identificar no rótulo se o produto contém ou não sal? 

Todo xampu contém sal, pois o cloreto de sódio é uma substância naturalmente formada dentro do frasco do xampu, devido à reação entre os componentes da fórmula. Por isso, não existe xampu sem sal. O que tem são xampus nos quais o sal não é adicionado como agente espessante. Lê-se esta informação nas linhas pequenas com asterisco: sem adição de NaCl.

Qual a vantagem de usar um xampu “dito” sem SAL?

Nenhuma. O mais importante é a permanência do sal sobre os cabelos. Xampus de qualidade devem remover qualquer resíduo de sal dos cabelos com o enxágue, tanto o sal adicionado como aquele originado pela combinação química da formulação. Além destes dois tipos de sal, há um que de fato prejudica os fios e deveria ser alvo de preocupação das mulheres. Trata-se do sal externo, encontrado na água do mar, na piscina, no suor e na maresia (que conta com miniparticulas de sal em sua composição). Este quando não removido totalmente das madeixas, acumula sobre o cabelo formando, retirando toda a água disponível nos fios. Isso causa ressecamento e impede a completa absorção dos agentes condicionantes. O resultado é cabelo pesado, seco e sem vida.

Com que frequência devemos lavar o cabelo? O condicionador precisa ser usado todas as vezes?

De preferência, lavar o cabelo todos os dias. Caso o cabelo seja muito denso ou volumoso e demore muito a secar, pode-se lavar uma vez a cada dois dias. O Brasil é um País muito quente e ocorre acúmulo de sebo (oleosidade) e suor no couro cabeludo, principalmente quando os fios são muito cacheados. A oleosidade que se acumula na pele do couro cabeludo pode gerar caspa, havendo necessidade de higienização.

Qual a importância do condicionador?           

O xampu deve ser seguido da aplicação de condicionadores para lubrificação da fibra e diminuição da eletricidade que provoca o efeito frizz. Quanto maior a umidade relativa do ar, maior o efeito frizz. O condicionador evita que o excesso de umidade do ar penetre nos fios, pois o filme do silicone exerce a função de barreira. O resultado é um cabelo disciplinado por todo o dia.

Por que não recomendam o uso de uma máscara de tratamento diariamente no lugar do condicionador?

A máscara possui uma maior concentração de agentes hidratantes e condicionantes. O seu uso diário pode provocar excesso de resíduo entre as camadas da cutícula. Seu uso deve ser no máximo uma vez a cada cinco xampus, dependendo do grau de dano que o cabelo apresenta.

 
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.