Revista A Ana Maria Braga
Clique e assine a Revista A
Beleza

CSI da acne

Chocolate, frituras e refrigerantes causam acne?

Sandra Hirata
Foto: Shutterstock
Nós fomos investigar alguns vilões suspeitos envolvendo esse distúrbio, e descobrimos quem é culpado ou inocente nessa história. Caso encerrado!

*Frituras e refrigerantes não causam espinhas – Segundo a dermatologista Denise Lage, de São Paulo (SP), estudos já comprovaram que não existe relação entre o consumo dessas gostosuras e a presença de espinhas. “Uma pesquisa envolvendo gêmeos demonstrou que não ocorre aumento de pústulas por causa da ingestão de comida gordurosa ou bebidas gasosas em todas as suas versões.”

*Estresse, chocolate, leite e whey protein provocam acne – No caso dos episódios estressantes, o grande vilão é o cortisol. “Picos de estresse provocam aumento dessa substância, que, por sua vez, estimula a glândula sebácea ao mesmo tempo que diminui as defesas da pele contra o ataque das bactérias”, revela o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo (SP). Os suspeitos estão envolvidos num mecanismo complexo que, além da insulina, leva à produção de um tipo de proteína – IGF-1. “Ela é responsável pelo aumento da produção de sebo”, explica Adilson. Portanto, cuidado ao consumir chocolate, que durante décadas foi considerado inocente, leite e suplemento alimentar à base de soro de leite.

LEIA MAIS:

ESPINHA ADULTA

CREME MILAGROSO

BASE PERFEITA
Conheça outras edições do Grupo Estilo
Loja da Ana
© 2012 Site Revista A - Ana Maria Braga • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.