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Ações Sociais

Câncer de Mama no Alvo da Moda

A campanha chega aos seus 18 anos no Brasil com muito sucesso

Fotos: Divulgação

Redação A
O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) acertou no alvo quando trouxe ao Brasil, depois de uma parceria com o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA, do inglês), em 1995, a campanha Fashion Targets Breast Cancer, criada em 1994 para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

A iniciativa americana foi do estilista Ralph Lauren, que, após acompanhar a luta de sua amiga e jornalista Nina Hyde contra a doença, decidiu que precisava usar a moda para falar com as mulheres sobre este assunto. Criador do alvo azul, sua campanha, abraçada pelo CFDA, fez sucesso nos Estados Unidos e logo chegou ao Brasil, primeiro País a aderir a ação.

Além do Brasil e Estados Unidos, hoje a campanha está presente em diversos países como: Austrália, Canadá, Chipre, Colômbia, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Portugal e Japão.

Completando 18 anos no País, a ação já arrecadou cerca de 76,5 milhões de reais e ajudou a custear parte dos tratamentos dos pacientes do IBCC, contribuiu com as obras de ampliação do hospital, fazendo com que o complexo hospitalar do instituto crescesse mais de 19 mil m².

O valor arrecadado com a iniciativa também subsidiou parte do tratamento de milhares de pessoas no IBCC. Nesse período, foram realizados 1.072.293 consultas, 75.838 cirurgias, 63.035 internações, 309.796 exames de ultrassom, 231.308 mamografias, 282.904 aplicações de quimioterapia e 537.711 sessões de radioterapia.

Nesta nova era o Hospital investe na divulgação e disseminação do conhecimento, através do Workshop em Mastologia e pesquisas médicas na área oncológica.  Em 2012, o Workshop em Mastologia passou por seis capitais, sendo elas: São Luís (MA), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Maceió (AL) e Macapá (AP). Para 2013, o projeto pretende alcançar as seguintes regiões: Acre, Mato Grosso, Sergipe, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte.

18 anos no Brasil 

Quando desembarcou no País, em 1995, a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda foi logo acolhida pelo mundo da moda e das celebridades. A ação ganhou passarelas, ruas, espaços na mídia e eventos esportivos. Circulou entre produtos dos mais variados segmentos e públicos. Mas a camiseta branca com o alvo azul foi o seu estandarte.

Para se ter uma ideia de como começou bem a causa nobre no Brasil, já na primeira edição a Campanha vendeu 418 mil camisetas e entrou para o livro dos recordes (Guiness Book Edição 1995). Isto porque a camiseta mais cara do mundo, com o autógrafo da apresentadora Xuxa, foi leiloada por R$ 81 mil. Este foi o primeiro dos recordes que seriam batidos em sua história.

Em 2013, a ação comemora 18 anos no Brasil e convidou a atriz Carolina Ferraz e sua filha Valentina para estrelarem a campanha publicitária comemorativa, que será veiculada nacionalmente durante todo ano de 2013.

A dupla foi escolhida para as peças publicitárias, pois há 18 anos, quando O Câncer de Mama no Alvo da Moda desembarcava no País, Carolina vestiu a camiseta “mostrando o barrigão” que carregava Valentina.  “Unir as duas na comemoração de 18 anos de sucesso foi importante para a Campanha, afinal, elementos como a idade de Valentina ser igual à da chegada da causa no Brasil, o fato de a atriz ter participado da primeira ação brasileira da Campanha renderam um resultado fantástico”, revela Onésimo Affini Jr., produtor-executivo da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, no Brasil.

Para Carolina foi uma surpresa receber o novo convite. “Quando me mostraram a primeira foto e perguntaram se eu gostaria de participar, fiquei feliz. Há 18 anos, a Valentina era um bebê na minha barriga e hoje ela é uma mulher, que está falando, junto comigo, para milhares de pessoas sobre a importância de uma causa tão importante como esta, alertando as mulheres e exercendo um papel social”.

Além disso, a atriz falou também sobre a conscientização que a Campanha traz. “Um dos maiores remédios contra essa doença terrível é a informação. Nós sabemos que O Câncer de Mama no Alvo da Moda vem quebrando tabus e alertando a população em geral há muito tempo”.

Dados sobre o câncer de mama

*Em uma pesquisa global sobre o câncer de mama, a OMS – Organização Mundial de Saúde prevê um milhão de casos da doença por ano. É o principal entre mulheres de todo o mundo, sendo o tipo que mais provoca mortes entre o sexo feminino.

*De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, nas regiões Sul e Sudeste do País, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente em mulheres, sendo uma média de 60 casos para cada 100 mil mulheres. Já nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, os casos respectivamente são de 48 e 32 para cada 100 mil. Na região Norte, a incidência cai para 19 para cada 100 mil mulheres. 

Site: www.ocancerdemamanoalvodamoda.com.br

 
  • Carolina Ferraz e sua filha Valentina
  • Bruna Marquezine
  • Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini
  • Carolina Oliveira
  • Marina Ruy Barbosa
  • Fernanda Vasconcellos
  • Malvino Salvador
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